Tem bebê a caminho? Antes de começar a decoração do quarto, é importante lembrar que além de fofo e delicado, ele deve ser confortável e ideal para os momentos de descanso do neném. Dias e noites tranquilas, devem ser o foco principal.
No início da vida, detalhes que estimulem os sentidos, a inteligência e a criatividade da criança são importantes e a decoração pode ser uma ótima estimuladora.
Cortinas leves e claras permitem a entrada de luz natural e com isso os bebês aprendem a diferenciar o dia da noite! Mas é importante lembrar que nos momentos de amamentação e descanso pedem um pouco de privacidade, e um corta-luz pode ajudar bastante.
Outro detalhe interessante e muito importante é a cor do quarto! Ela tem muita influência sobre a sensibilidade e o comportamento da criança, você sabia?
Vamos falar de algumas cores, seus significados e influências:
-Vermelho: É uma cor muito energética, para os pequenos, pode causar muita agitação. Se for utilizá-lo na decoração, lembre-se de usar somente em detalhes.
- Laranja: Estimula a criatividade e a comunicação, mas em excesso também pode causar agitação. Ideal para ser utilizado em pequenos detalhes no quarto, nunca em predominância. Se utilizado em excesso deixa os bebês manhosos e chorosos.
- Amarelo: É uma cor muito usada nos quartos da criançada, indicada para estimular as atividades mentais, mas sempre em sua tonalidade mais clara. O amarelo muito vibrante pode cansar os sensíveis olhos dos pequenos. Pode ser usada tanto para meninas quanto para meninos.
- Verde: É a cor que estimula muito bem o descanso, acalma o sistema nervoso e faz com que o bebê relaxe melhor.
- Azul: É associada como uma cor que traz a paz. Os tons claros de azul são capazes de acalmar os bebês mais chorões, já os tons escuros, podem causar efeitos contrários e o mesmo acontece com os tons de lilás.
- Branco: Não exerce nenhum tipo de estímulo para os bebês, por isso, o ideal é que não o utilize de forma predominante no quarto. Além de ser a cor da limpeza, da paz e da calmaria ela acusa rapidamente quando tem uma sujeirinha! Se você optar por essa cor, coloque no quarto objetos, móbiles, brinquedos e tapetes que tenham cores, para trazer estímulos ao bebê.
- Rosa: A maioria das meninas ganham um quartinho rosa, o rosa é considerado a cor do amor e é associado com o sentimento de calma e aconchego. Mas lembre-se de optar por um rosa bebê ou tons de rosa envelhecido, pois quanto mais escuro ou chamativo for o rosa, causará irritabilidade e agitação na criança.
Outros detalhes que devem ser levados em consideração e analisados são referentes à posição dos móveis! A cama deve sempre ficar de frente para a porta do quarto, assim a criança verá quem entra e sai. Deve-se evitar colocar a cama com os pés diretamente voltados para a porta e também prateleiras sobre o berço, os quadros devem ficar na altura dos olhos das crianças, afinal o quarto é feito para eles, não é?
Não é porque é criança que o quarto pode ficar desorganizado, a organização deve ser ensinada desde pequeno. Caixas, baús ou gavetas coloridas podem ser ideais para guardar os brinquedos, mantê-los organizados e separados por tipo ou tamanho.
Siga nosso perfil no Instagram e acompanhe o que acontece por aqui!
De segunda a sexta-feira, das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30
De segunda a sexta-feira, das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30
Receba nossas novidades por e-mail
CADASTRAR MEUS DADOS